Review: GTFO é o shooter cooperativo que os fãs de terror precisam conhecer 

O FPS cooperativo de terror GTFO recebeu sua última atualização recentemente. O NG+ foi gentilmente contemplado com uma cópia do jogo para análise e conta nesse artigo o que é possível esperar do jogo da mesma empresa responsável por Payday.

Prisioneiros do apocalipse 

A narrativa por trás de GTFO é bem discreta. O título não traz de forma clara uma história e sabemos muito pouco sobre o que realmente está acontecendo. Na pele de um prisioneiro que teve suas memórias apagadas, nos juntamos com outros três parceiros e o objetivo é lidar com criaturas estranhas chamadas Sleepers, inimigos ágeis e que podem ser perigosos.

O desenrolar do jogo se dá por meio de expedições que têm como cenário um complexo antigo, onde pesquisas macabras eram realizadas. Porém, não espere por respostas ao percorrer seus corredores misteriosos, pois o objetivo aqui é a sobrevivência.

Imagem: Reprodução/Rebeca Pinho

É evidente que o 10 Chambers, estúdio responsável pelo jogo, optou por não se aprofundar em uma narrativa, já que tudo funciona apenas como um plano de fundo para o combate estratégico e dinâmico de GTFO.

Arsenal generoso

Um dos pontos fortes de GTFO é a variedade de armas e equipamentos. Antes de cada expedição, é preciso selecionar seu armamento, que é composto por uma arma principal, uma arma especial, uma ferramenta e uma arma de golpe (corpo a corpo).

O ideal é que o arsenal da equipe seja diverso. Por exemplo: um aliado pode levar uma torreta como ferramenta, enquanto você opta pelo dispositivo de escaneamento, que pode detectar inimigos próximos.

Vale mencionar que é possível jogar também com três aliados controlados por IA, para os quais você pode gerenciar os equipamentos. No entanto, GTFO é um jogo que se baseia no trabalho em equipe, o que pode ser um desafio ainda maior ao contar com a ajuda da inteligência artificial.

Imagem: Reprodução/Rebeca Pinho

Desafiador e imersivo 

Quando o assunto é dificuldade, é preciso mencionar que GTFO é um jogo desafiador. Esqueça a ideia de sair atirando como se não houvesse um amanhã, pois a munição é escassa e os inimigos são letais. Assim sendo, agir de forma estratégica é essencial para triunfar durante as expedições.

Os corredores escuros da misteriosa instalação de pesquisa que serve como cenário para o jogo escondem itens como munição e pacotes de vida. Portanto, antes de avançar para a conclusão do objetivo, é recomendável explorar o ambiente e encontrar esses itens.

Os gráficos de GTFO são realistas e imersivos. O som dos tiros, os cenários abandonados e os efeitos de iluminação contribuem para criar um clima de terror que é altamente apreciado pelos fãs do gênero.

Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

GTFO vale a pena?

GTFO é um excelente jogo de tiro cooperativo de terror. Suas variadas missões e a dose generosa de desafio podem render horas e horas de diversão para você e seu esquadrão. É altamente recomendado que você jogue com três amigos, pois contar com a ajuda dos companheiros controlados por IA, além de ser algo complicado, dissolve a essência do jogo, que é o trabalho em equipe.

GTFO é exclusivo do Steam e no momento em que é escrita esta matéria está em promoção, com 40% de desconto (R$ 44,99). O valor normal do jogo é de R$ 77,49.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.