A Esfinge de Dragon’s Dogma 2 é uma das diversas criaturas misteriosas que o jogador pode encontrar ao explorar o mapa do game. Ela possui cinco enigmas com soluções que podem ser misteriosas e complicadas para a maioria das pessoas. Entretanto, resolver estes desafios concede alguns itens de muita valia para a jornada.
Neste contexto, o NG+ preparou um guia que ajuda a encontrar a Esfinge em suas duas localizações diferentes, bem como a solucionar os cinco enigmas da criatura mágica. Mas, antes, é importante se ater a algumas dicas básicas.
A primeira é: não ataque a Esfinge. Isso porque, se ela fugir, não retorna mais ao local. Em segundo, salve o seu jogo e acampe próximo à região onde a criatura está antes de iniciar cada enigma. Não há como começar um desafio pela segunda vez após errar pela primeira vez.
Primeira localização da Esfinge em Dragon’s Dogma 2
A travessia para o primeiro encontro com a Esfinge em Dragon’s Dogma 2 não é simples — igual boa parte das jornadas do game. Isso porque as carroças não irão te ajudar a percorrer uma distância considerável e por não haver cristalportos fixos próximos à localização do ser. Em resumo, existem dois caminhos possíveis para chegar na Esfinge.
Antigo Campo de Batalha
O primeiro caminho é através do Antigo Campo de Batalha, que fica localizado na região norte em relação à cidade de Vermund. Por lá, você encontrará um grande castelo defendido por um Ciclope. Após derrotar o inimigo, siga para a esquerda até encontrar uma caverna, que dessa vez estará sendo defendida por uma criatura de pedras.
Derrote mais este adversário e continue andando para se deparar com o Templo da Montanha. É recomendado que você esteja com um cristalporto móvel e o coloque na entrada do santuário. Isso porque alguns enigmas podem ser facilmente solucionados com o modo viagem rápida. Um detalhe que pode ajudar a encontrar o santuário é se o jogador já tiver realizado a missão do NPC Oskar. Neste caso, Oskar irá te guiar para o local da Esfinge.
Pântanos Brumosos
Os Pântanos Brumosos ficam localizados na porção oeste do mapa. Para alcançar a Esfinge de Dragon’s Dogma 2 através dele é necessário atravessar as montanhas. Para isso, o jogador deve percorrer as Ruínas da Vila e os Penhascos Rochosos. Esta rota é mais direta, mas pode confundir os jogadores na hora de encontrar os caminhos pelas montanhas. Além disso, este trecho possui uma presença maior de monstros, principalmente na parte da noite.
Solução dos enigmas da Esfinge em Dragon’s Dogma 2
Ao encontrar com a Esfinge em seu santuário, ela irá te oferecer dez enigmas, que podem ser solucionados na ordem que o jogador preferir. Entretanto, a comunidade definiu uma ordem não-oficial que indica um caminho melhor em comparação com a progressão natural do jogo, confira:
1. Enigma dos Olhos
Nesta charada, a Esfinge pede ao Nascen para recuperar um objeto de muito valor em uma caverna próxima. Ao selecionar esta missão, uma dungeon próxima da criatura se abrirá. Explore o local até encontrar um baú próximo da entrada da caverna. Ele contém o Frasco de Selamento. Retorne com o objeto para a criatura e receba uma Wakestone de prêmio.
2. Enigma da Loucura
O Enigma da Loucura é o mais tranquilo de se resolver, uma vez que o jogador deve entregar para a Esfinge a pessoa que ele mais ama no mundo. Para solucionar o desafio, basta pegar seu Peão principal no colo e colocá-lo na frente da criatura. Assim, ela irá se dar por vencida e te entregar um cristalporto móvel.
3. Enigma da Convicção
O Enigma da Convicção também é simples de resolver. Entretanto, recomendo que o faça após solucionar o da Loucura. Isso porque neste caso, a Esfinge irá pedir que você entregue seu item de maior valor e duplicará ele. Logo, por ser um item escasso em Dragon’s Dogma 2 que facilita muito a vida do jogador, é recomendado que você entregue o cristalporto móvel que a Esfinge te deu no desafio anterior.
4. Enigma da Sabedoria
Apesar de simples na concepção, o Enigma da Sabedoria pode ser bem traiçoeiro. A Esfinge irá pedir que o Nascen lhe traga um de seus pais, Peões do jogo e que podem ser facilmente encontrados em Pedras da Fenda. Eles possuem o nome “SphinxMother”, “SphinxFather” ou “SphinxParent”. Assim, contrate um deles e retorne para a Esfinge para ganhar uma recompensa de 1200 RC.
E é aqui onde as coisas se complicam, uma vez que é fácil cair em “trollagens” de outros jogadores. Qualquer um poderia ter colocado estes nomes nos Peões. Logo, é importante que você cheque a origem da conta que criou aqueles personagens para saber se foram gerados pela Capcom.
5. Enigma da Ruminação
Este é, tranquilamente, o desafio mais perigoso e provável dor de cabeça de vários jogadores. Isso porque no Enigma da Ruminação, a Esfinge irá pedir para que você retorne ao lugar onde encontrou a sua primeira Marca do Indagador, item que concede acesso a diferentes equipamentos. São 240 destes espalhados em Dragon’s Dogma 2, então atenção para lembrar qual foi o primeiro recolhido.
Como se não fosse difícil o suficiente, você terá apenas 7 dias dentro do jogo para cumprir essa missão. Ao chegar no local, você encontrará uma Marca do Descobridor. Pegue este item e entregue à Esfinge para finalizar o enigma e receba três Pedra-barcas. Cumprido este desafio, muita atenção com o que acontece a seguir.
Segunda localização da Esfinge em Dragon’s Dogma 2
Após solucionar os primeiros cinco enigmas, a Esfinge irá levantar vôo. Neste momento, para facilitar sua vida, se agarre a ela para ir direto para a segunda localização da criatura em Dragon’s Dogma 2. Caso não consiga, deverá fazer o percurso a pé.
A Esfinge estará em uma caverna que fica ao sudoeste de Battahl. Você precisará descer uma ponte até achar um vilarejo onde chove o tempo inteiro. Lá, procure por uma entrada secreta, que te levará ao novo local da Esfinge e mais cinco enigmas. Um deles, o Enigma da Reunião, já é solucionado apenas ao reencontrar a criatura e garante 100 mil moedas de ouro.
Para essa parte do desafio, é recomendado mais uma vez que o jogador coloque um cristalporto próximo da criatura. Além disso, equipe a Vocação de Arqueiro e esteja com um arco em mãos. Logo ficará claro o porquê.
1. Enigma da Diferenciação
Para este Enigma, você deverá levar um NPC específico para a esfinge com a pequena dificuldade de que ele possui um irmão gêmeo muito parecido. O diálogo com a Esfinge pode variar de jogador para jogador, então se atente às nuances, uma vez que o NPC certo será definido pelos detalhes que o monstro te der, como cabelos curtos ou longos.
Os NPCs tem nome de Dante e Virgil,em homenagem a Devil May Cry, também da Capcom. Um deles está localizado no Posto do Retiro e o outro próximo ao mesmo local, em uma barreira fronteiriça com o Retiro. Ao definir qual é o irmão certo para a Esfinge, pegue-o no colo e utilize um cristalporto. A recompensa será uma arma chamada Devaneio Pitoresco.
2. Enigma da Recolecção
O Enigma da Recolecção é simples, mas requer atenção, uma vez que pode aparecer em ordens diferentes para os jogadores. Aqui, a Esfinge irá questionar quantos enigmas o usuário já solucionou e ele deverá posicionar estátuas de pedra do local próximas ao altar. O número de estátuas é a quantidade de desafios resolvidos.
A recompensa por este enigma é importante, já que é a Flecha Aniquilante, que elimina qualquer inimigo com apenas um ataque. Guarde este item e não utilize ele durante o próximo desafio.
3. Enigma da Conquista
Aqui, a Esfinge irá invocar um inimigo e pedirá para que o jogador o enfrente utilizando um Anel que retira boa parte dos atributos e poderes do usuário. Entretanto, vencer o soldado não será dor de cabeça se o jogador o desequilibrar, pegá-lo no colo e arremessá-lo montanha abaixo. O prêmio é um Anel da Ambição, que aumenta bastante a experiência recebida ao vencer inimigos.
4. Enigma da Futilidade
No último Enigma, a Esfinge irá invocar um vaso frágil e pedir que o jogador o entregue para um NPC que está na cidade de Battahl, sem deixar o item cair nenhuma vez. Apesar de parecer complicado, este desafio pode ser solucionado rapidamente se você tiver posicionado os cristalportos corretamente. Basta buscar o NPC, colocá-lo no colo e se transportar para o santuário da Esfinge e, assim, entregar o vaso. A recompensa será um Anel Eterno, que melhora seu vínculo com algum personagem de sua escolha.
Como matar a Esfinge em Dragon’s Dogma 2
Depois de solucionar todos os enigmas da Esfinge, ela tentará levantar vôo para ir embora, assim como fez anteriormente. É neste momento que o jogador deve equipar a Flecha Aniquilante e acertar o tronco da criatura. Assim como em todos os passos destas quests, aqui é recomendado que o usuário tenha salvado antes de solucionar o último enigma, para caso perca a oportunidade.
Após derrubá-la, a Esfinge irá dropar uma chave que abre o último baú de recompensas do santuário. Lá, o jogador consegue uma Wakestone Eterna, que tem a habilidade de ressuscitar todos os personagens mortos em uma só tacada. Este item é consumível.
Para finalizar, é importante ressaltar que cumprir todos os Enigmas da Esfinge em Dragon’s Dogma 2 garante itens que vão ajudar e muito na jornada. Além disso, é parte necessária para os jogadores que querem buscar todos os troféus.