Com foco nos elementos de jogabilidade, o gênero Hack and Slash, em tradução livre “cortar e golpear”, é um dos mais populares no mundo dos games. Isso porque jogos do tipo possuem diversas características que agradam grande parte do público, sendo a principal delas sua gameplay baseada em combate corpo a corpo, onde o personagem enfrenta múltiplos inimigos em batalhas frenéticas. Dessa forma, franquias como God of War e Devil May Cry são a prova de como os jogos Hack and Slash conquistaram o público.
Veja também: Os jogos mais jogados do mundo em 2023
Outras características marcantes comumente encontradas nesta categoria são: visão em terceira pessoa, mecânica de combos, elementos de RPG, hordas de inimigos e chefes poderosos, bem como uma grande variedade de armas brancas, como espadas, martelos, etc.
Um fato curioso é que o termo Hack and Slash teve origem com o RPG de mesa, denotando campanhas sem objetivo e com foco na violência. Já nos vídeo games, dois jogos foram precursores do gênero: Gauntlet e Golden Axe, ambos lançados na década de 1980.
Sua popularização nos games veio na década de 2000, com o inicio das já citadas franquias God of War (2005) e Devil May Cry (2001), além de outros jogos como Ninja Gaiden (2004).
Principais jogos Hack and Slash
Nier: Automata
Sequência de NieR, de 2010, Nier: Automata é um RPG de ação com elementos Hack and Slash em seu combate. Desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix, o jogo conta a história dos androides 2B, 9S e A2 em mundo arruinado, centenas de anos no futuro. Com uma grande variedade de ataques e combos, Nier: Automata é repleto de ação e combates intensos.
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Lançamento: 7 de março de 2017.
Bayonetta 3
Desenvolvido pela PlatinumGames, mesma desenvolvedora de NieR, Bayonetta 3 é um jogo de ação e aventura com elementos Hack and Slash. Unindo muita ação e humor, o terceiro jogo da série retorna com a bruxa Bayonetta em uma missão para impedir que homúnculos criados por humanos destruam o mundo.
Plataforma: Nintendo Switch.
Lançamento: 22 de outubro de 2022.
Devil May Cry 5
Desenvolvido e publicado pela Capcom, Devil May Cry 5 é um jogo de ação e aventura com elementos Hack and Slash. O último jogo lançado da franquia retorna com o caçador de demônios Dante, Nero e V, um novo personagem, em uma aventura insana e divertida. Sinônimo de Hack and Slash, Devil May Cry 5 possui uma gameplay insana e muito apurada, garantindo muita diversão.
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
Lançamento: 8 de março de 2019.
God of War Ragnarök
God of War é uma das principais franquias do gênero, possuindo jogos multipremiados, entre eles God of War Ragnarök, o último lançamento franquia. Desenvolvido pelo Santa Monica Studio e publicado pela Sony, o jogo narra a aventura de Kratos e seu filho Atreus nos Reinos do Norte em busca de respostas. Embora não seja o jogo da série com mais elementos Hack and Slash, principalmente se comparado com os primeiros, seu combate ainda é intenso.
Plataformas: PlayStation 4 e 5.
Lançamento: 9 de novembro de 2022.
No More Heroes III
No More Heroes III é um game de ação e aventura, desenvolvido e publicado pela Grasshopper Manufacture, com diversos elementos de Hack and Slash em sua gameplay. No terceiro jogo da franquia, o protagonista Travis Touchdown retorna à cidade fictícia de Santa Destroy com o objetivo de defender o mundo de poderosos invasores alienígenas. No More Heroes III é um título muito divertido, repleto de situações cômicas e absurdas e com muita ação.
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
Lançamento: 27 de agosto de 2021.