Os jogos Metroidvania são bem populares na indústria dos games atualmente. Isso porque o subgênero mescla elementos de ação e aventura. Além do mais, o nome surgiu a partir da mistura de características e, principalmente, jogabilidade dos games Metroid e Castlevania, ambos lançados em 1986.
Em suma, os jogos Metroidvania possuem alguns aspectos em comum, sendo eles: o sidescrolling (quando os personagens se movimentam horizontalmente) e áreas que são bloqueadas no início do jogo, mas que são liberadas conforme o jogador evolui habilidades, itens ou armas. Confira a lista dos jogos estilo Metroidvania mais populares e/ou bem avaliados disponíveis no mercado:
Veja também: Melhores jogos de ação para PC fraco
1. Dead Cells
Com um estilo de pixel art bem caprichado, o Dead Cells entrega horas de diversão para os fãs do gênero Metroidvania. Mesmo sendo um jogo considerado complexo, ele dá a sensação de dever cumprido quando os desafios são finalizados. Vale ressaltar também que no jogo a morte é permanente. Ou seja, ao morrer o jogador retornará ao início do game, perdendo alguns avançar que havia adquirido. Entretanto, todos os upgrades e equipamentos que já foram desbloqueados serão mantidos.
2. Ori and the Will of the Wisps
A narrativa se passa após os eventos de seu antecessor, Ori and the Blind Forest. O enredo conta a história de Ku, uma coruja filhote que Ori ajuda a criar. Contudo, após uma tempestade, os dois se separam e fazem com que Ori procure pelo animal em uma nova terra estrangeira.
3. Hollow Knight
Como terceiro jogo da lista, Hollow Knight conta a história de um guerreiro que decide entras nas cavernas que carregam as ruínas de Hallownest, em busca de restauração do reino caído. O jogo possui diversos biomas e fases densas que prendem o jogador por horas.
4. Owlboy
Com uma pixel art extremamente detalhada, Owlboy traz uma proposta diferente do comum: o personagem principal usa seus amigos para batalharem por ele, ao invés de armas ou habilidades. O jogo é repleto de inimigos diferentes e desafios diversos, tornando a jogatina ainda mais prazerosa.
5. Dandara
Desenvolvido por um estúdio brasileiro, Dandara apresenta uma jogabilidade diferente daquela que os jogadores estão acostumados. Ao invés de pular, a personagem consegue se teletransportar para os locais desejados. É possível desbloquear novas habilidades ao derrotar inimigos e utilizar os equipamentos que eles deixam como moeda.
6. Yoku’s Island Express
Com uma ambientação incrível numa ilha, Yoku precisa resolver diversos desafios sem poder pular. As salas são interconectadas, tornando o jogo ainda mais atmosférico e agradável. Explore as diferentes mecânicas que remetem ao pinball nesse divertido jogo.
7. SteamWorld Dig 2
Em um mundo Steampunk, ele se passa com a protagonista robô Dorothy em busca de Rosty, o protagonista do jogo antecessor. O game possui menos equipamentos e mais habilidades, que permitem que o jogador obtenha vantagens adicionais e cumpra os desafios. É uma ótima pedida para quem busca uma jogatina com dificuldade razoável e com uma história envolvente.
8. Shadow Complex Remastered
Como último jogo da lista, o Shadow Complex foi lançado exclusivamente para Xbox. Entretanto, está disponível em diversas plataformas. O título conta a história de Jason e Claire, que se separam repentinamente devido a um desaparecimento. O enredo se dá com Jason tentando encontrar sua amada e escapar de um complexo subterrâneo repleto de soldados.