Os 10 melhores jogos do PlayStation 2 (2024)

Resident Evil 4 é um dos maiores sucessos do PlayStation 2
Foto: Reprodução/Capcom

O PlayStation 2 é o console mais vendido do mundo com 157 milhões de unidades, e com certeza fez parte da infância e adolescência de muitos brasileiros. Nesta lista, o NG+ separou alguns dos melhores jogos do PlayStation 2 para relembrar ou talvez conhecer alguma joia perdida que os jogadores possam ter deixado para trás.

Veja abaixo a lista com os melhores jogos para PlayStation 2

Resident Evil 4

Foto: Reprodução/Capcom

Resident Evil 4 é considerado por muitos até hoje o melhor jogo da franquia. Lançado para o PlayStation 2 em janeiro de 2005, o jogo traz novamente Leon. Desta vez, em busca da filha do presidente que foi sequestrada por um culto misterioso e levada para uma pequena vila na Europa.

O jogo, além de mesclar os elementos de terror já presente na série, traz um foco maior na ação junto de um combate mais fluido em relação aos anteriores, que serviu como inspiração para diversos jogos de tiro em terceira pessoa. Isso fez com que ele entrasse para a história e se tornasse um dos melhores jogos do PlayStation 2.

Devil May Cry 3

Foto: Reprodução/Capcom

O primeiro Devil May Cry começou como um protótipo do Resident Evil 4 que acabou se tornando algo próprio. Com o sucesso do primeiro jogo, a Capcom decidiu seguir com a franquia com um segundo jogo que decepcionou a todos, fazendo com que os fãs acreditassem que um terceiro jogo seria impossível.

Em janeiro de 2006, Devil May Cry 3 foi lançado e trouxe uma ambientação mais similar ao primeiro jogo, além de um sistema de combate totalmente remodelado. Dante, o protagonista, precisa derrotar Vergil e sua horda de demônios.

Para isso, o personagem tem diversas armas, cada uma com um moveset único. O grande ponto que chama a atenção para Devil May Cry 3 é o estilo. Durante todos os combates do jogo existe um medidor de estilo que varia de D até SSS, quanto mais variados os combos, maior o medidor.

As recompensas do final da fase são dadas com base nesse medidor. Então, existe uma recompensa em aprender cada um dos combos e saber a hora certa de utilizá-los. Até hoje o combate de Devil May Cry 3 se destaca entre outros jogos do gênero.

Guitar Hero 3: Legends of Rock

Foto: Reprodução/Activision

Lançado pela Activision, Guitar Hero foi uma das grandes febres do PlayStation 2. Mesmo o segundo Guitar Hero sendo um dos mais queridos pelos fãs, o terceiro jogo lançado em 2007 foi o mais ambicioso.

Isso porque Guitar Hero 3: Legends of Rock tem uma das melhores escolhas musicais da franquia, com músicas como “One” do Metallica, “through the fire and flames” do Dragon Force e “Welcome to The Jungle” do Guns N’ Roses para citar algumas.

O grande destaque é na campanha solo, onde acontece as batalhas de guitarristas. Nessas batalhas os jogadores enfrentam grandes guitarristas como Slash e Tom Morello em músicas criadas unicamente para o jogo. Por fim, Guitar Hero 3 foi o último jogo da franquia a aceitar o controle padrão do PlayStation.

GTA: San Andreas

Foto: Reprodução/Rockstar

GTA: San Andreas dispensa apresentações. O jogo lançado em 2004 é o mais icônico do PlayStation 2. A história de San Andreas segue CJ em sua luta para lidar com guerras de gangues, confrontos policiais e sua relação com família e amigos.

San Andreas levava o console ao máximo com seu mundo aberto grande para os padrões da época, e o fato que os loadings só aconteciam ao jogador entrar em algum estabelecimento, como a casa de CJ.

Além disso, a comunidade de MOD se destacava principalmente aqui no Brasil com as diversas versões do jogo como GTA: Tropa de Elite, GTA: Belo Horizonte entre várias outras. Essas novas versões colocavam novas músicas, algumas novas trapaças e alteração do nome dos lugares do mapa, deixando as coisas um pouco mais Brasileiras.

God of War

Foto: Reprodução/Sony

God of War é até hoje uma das franquias de maior sucesso do PlayStation. O primeiro jogo foi lançado para o PlayStation 2 em março de 2005. O jogo conta a história de Kratos, um guerreiro espartano que busca vingança contra Ares, o Deus da Guerra, que enganou Kratos para que ele matasse sua esposa e filha.

O jogo traz uma jogabilidade refinada, com muita violência e uma variedade de combo e habilidade que tornam o momento a momento ainda mais fluido. Durante a jornada, o jogador vai se deparar com diversas criaturas da mitologia grega, como harpias, minotauros, ciclopes, etc.

Shadow Of The Colossus

Foto: Reprodução/Sony

Shadow of the Colossus, lançado em outubro de 2005, é um jogo simples onde o único objetivo é derrotar os Colossus que são os únicos inimigos presentes no mapa. Mesmo em sua simplicidade, o título entrega uma experiência única, com batalhas épicas onde o jogador precisa escalar as criaturas colossais e encontrar seu ponto fraco para abatê-las.

Além do combate, o mundo de Shadow of the Colossus passa uma sensação de solidão ao explorar esse mundo belo e desolado, mostrando a capacidade de Fumito Ueda, diretor do jogo, de construir mundos e narrativas únicas. Dessa forma, isso fez dele um dos melhores jogos para o PlayStation 2.

Final Fantasy X

Foto: Reprodução/SquareEnix

Final Fantasy X foi lançado em julho de 2001, pouco mais de 1 ano da chegada do PlayStation 2. Dessa forma, um dos grandes pontos de venda na época era em função dele mostrar todo o poder do console, tanto em suas CGs de tirar o folego, quanto nos cenários que para a época eram absurdos.

O título tinha um ótimo sistema de combate por turno onde o jogador conseguia ver a ordem que cada aliado e inimigo iria atacar, deixando mais simples a criação de estratégias. Além disso, o sistema de evolução dos personagens, chamado de “Sphere Grid”, permitia que os jogadores tivessem uma liberdade na hora de definir as habilidades de cada personagem.

Silent Hill 2

Foto: Reprodução/Konami

Mais um jogo do início da vida do PlayStation 2, Silent Hill 2 foi lançado em setembro de 2001 e até hoje é um dos melhores jogos do gênero. O jogador controla James, que recebeu uma carta de sua esposa morta dizendo estar em Silent Hill.

Com isso, o personagem segue para a cidade em busca de respostas, mas acaba encontrando uma cidade tomada por criaturas grotescas. Dessa forma, a história lida com vários temas como a dor da perda, depressão, entre outros. Com sua atmosfera perturbadora e uma incrível trilha sonora feita por Akira Yamaoka, Silent Hill 2 é tido como o melhor jogo da franquia que teve um ótimo momento no PlayStation 2.

Need For Speed Underground 2

Foto: Reprodução/EA

Need For Speed Underground 2, para muitos, foi o auge da franquia de jogos de corridas da EA. Lançado para o PlayStation 2 em 2004, o jogo traz uma variedade de tipo de corridas. Desde a mais simples de somente chegar ao ponto de chegada, ou outras como o “Drag”, onde os carros correm em uma linha reta.

Mas o grande fator que chama a atenção do jogo é a customização, principalmente em termos estéticos. Isso porque é possível mudar a cor dos carros, adicionar aerofólios, alterar rodas, colocar neon e até adicionar caixas de som na traseira. Assim, cada mudança torna o carro de cada jogador bem único, e representando o estilo de jogo de cada um.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Foto: Reprodução/Konami

Muitos acreditam que Metal Gear 3 é a obra-prima de Hideo Kojima. Assim, lançado em 2004, o jogo funciona como um prequel dos dois anteriores, se passando na Guerra Fria e com um novo personagem, Naked Snake.

Dessa forma, o jogo conta a história de como Snake ganhou seu título de Big Boss. Além de revelar como ele enfrentou a unidade Cobra. Para a época, as mecânicas de steath se destacavam. Outro ponto forte eram as lutas únicas contra os chefes.

Isso porque a batalha com o The End pode ser resolvida de diversas formas. Assim, é possível correr atrás dele, vencer o inimigo numa batalha de sniper ou alterar a data do PlayStation 2 para uma semana do dia atual, fazendo com que o chefe morra de velhice.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.