Melhores jogos soulslike em 2024

Foto: Reprodução/FromSoftware

Soulslike é um dos gêneros mais desafiadores e conta com alguns dos melhores jogos disponíveis na atualidade, como, por exemplo, o premiado Elden Ring. Uma das características mais marcantes nos jogos soulslike é fator punição, onde qualquer erro custa caro.

Portanto, ao jogar alguns desses jogos, ponha o fone de ouvido e não pisque os olhos! Além disso, outras características presentes no gênero são: dificuldade elevada, salvamento manual, escassez de recursos, inimigos poderosos e agressivos, muitas mortes e perda de recursos ao morrer.

Todos esses elementos estão presentes nos jogos precursores do gênero. Dessa forma, surgindo com Demon’s Souls (2009) e se popularizando com Dark Souls (2011), ambos desenvolvidos pela FromSoftware.

Tendo em vista a quantidade de bons jogos lançados nos últimos anos para o gênero, o NG+ preparou essa lista com os melhores jogos soulslike para jogar em 2023.

Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo de ação e aventura ambientado no Japão feudal. Ele é um dos soulslike mais desafiadores no quesito combate, exigindo dos jogadores muita concentração e reflexos em dia. Além disso, ele foi desenvolvido pela FromSoftware e venceu diversas premiações, entre elas a de jogo do ano pelo The Game Awards de 2019. Dessa forma, ainda sendo uma boa pedida para 2023, principalmente em uma eventual promoção.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Thymesia

Thymesia é um soulslike com claras inspirações em Dark Souls. E assim como em outros jogos soulslike, a narrativa não é seu ponto forte, sendo ele focado muito mais na ação e no combate. Desse forma, mesmo não sendo um soulslike perfeito, é bastante desafiador, principalmente em suas batalhas contra chefes. Ele foi lançado pela Team 17, em 2022.

Plataformas: PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Elden Ring

Elden Ring expandiu o significado de “soulslike” renovando o gênero. Ele se tornou, sem dúvidas, a maior produção da FromSoftware. Ele é ambientado em um mundo aberto fantástico criado por Hidetaka Miyazak e George R. R. Martin, responsável por Game of Thrones.

Além disso, foi vencedor do The Game Awards de 2022 em duas categorias, melhor jogo do ano e melhor RPG do ano, sendo assim uma das melhores opções do gênero. O título também se tornou o mais premiado da indústria dos games, superando as 400 premiações.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Tails of Iron

Tails of Iron é um RPG de ação e aventura com elementos soulslike. Ele é ambientado em uma terra sombria devastada pela guerra e possui um combate punitivo e brutal. No game, os jogadores assumem o papel de Redgi, herdeiro do Trono dos Ratos, e devem restaurar o reino destruído pelo impiedoso Clã dos Sapos.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Nioh 2

Nioh 2 é a continuação do famoso soulslike desenvolvido pela Team Ninja. Sua história acontece no Japão durante o período Sengoku, uma das fases mais conturbadas do país. Ele é recomendado aos jogadores mais experientes no gênero soulslike que buscam novos desafios em termos de jogabilidade. Além disso, foi lançado em 2020 e concorreu ao The Game Awards na categoria melhor jogo de ação.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Remnant: From the Ashes

https://youtu.be/emLEsdK19PE

Remnant: From the Ashes é um soulslike de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico infestado de monstros. Ele possui um modo campanha para um jogador ou cooperativo onde as batalhas contra os chefes são seu ponto alto. O game, que foi desenvolvido pela Gunfire Games e lançado em 2019, possui também um sistema de mundos gerados aleatoriamente, o que aumenta bastante o fator replay.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Mortal Shell

Mortal Shell é um soulslike indie desenvolvido pelo estúdio Cold Symmetry que possui evidente inspiração em Dark Souls. Levando em conta o tamanho da produção, o game entrega uma experiência no gênero soulslike agradável, com uma gameplay de combate bastante equilibrada.

Sua ambientação ocorre em um mundo devastado e repleto de inimigos fervorosos, onde os jogadores assumem o papel de uma criatura que habita as carcaças de guerreiros derrotados. O jogo é um pouco curto para o gênero, tendo sua campanha a duração de aproximadamente 12 horas.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Dark Souls: Remastered

Talvez a melhor opção para quem ainda não foi introduzido aos soulslike, Dark Souls: Remastered é uma versão aprimorada do jogo que consolidou o gênero. O título inclui o jogo principal e a DLC “Artorias do Abismo”. Dessa forma, ele é basicamente o mesmo jogo lançado há mais de dez anos, sendo isso um elogio, com a diferença de algumas melhorias visuais.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Ender Lilies: Quietus of the Knights

Ender Lilies: Quietus of the Knights é um RPG de ação e plataforma 2D com elementos de metroidvania e soulslike. Considerado um “Dark Souls 2D”, o game possui um estilo artístico impressionante, atmosfera imersiva e ótimos personagens, tudo isso aliado a um nível de gameplay bastante avançado. Ele foi lançado pela Binary Haze Interactive no ano de 2021.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Death’s Door

Death’s Door é um carismático jogo indie de ação e aventura com elementos soulslike e uma gameplay não menos fácil. Possui uma história cativante, um combate desafiador com diversas armas e itens, além de muitos outros conteúdos. Ele foi lançado pela Devolver Digital no ano de 2021.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.