Os melhores jogos de RPG de 2024

Os melhores jogos de RPG de 2022
Foto: Reprodução/FromSoftware

Os jogos de RPG, em tradução livre “jogo de interpretação de personagem”, pertencem a um dos gêneros mais populares no mundo dos games. Ele teve origem no RPG de mesa, principalmente em Dungeons & Dragons, pioneiro nesse tipo de jogo. Posteriormente, ao chegar aos videogames, fez uma legião de fãs por todo o mundo.

Veja Também: Os jogos mais esperados de 2023

Não existe um conjunto de regras que define um título de RPG. Porém, normalmente esse tipo de jogo possui uma narrativa imersiva, sendo ambientado em um universo de fantasia ou ficção-cientifica. Ele também permite ao jogador o controle de um personagem, muitas vezes personalizável, o qual pode escolher características, como raça, classe e atributos físicos. Além disso, há elementos de gameplay comuns, como uma variedade de habilidades, níveis e itens.

Há diversos subgêneros inclusos no gênero RPG, como RPG de Ação, MMORPG, JRPG, Roguelikes e RPG de mundo aberto, entre outros. Entre os títulos mais conhecidos estão The Witcher 3, The Elder Scrolls, World of Warcraft e muito mais.

Desta forma, sabendo da popularidade do gênero RPG e percebendo que estamos chegando ao final do ano, o NG+ preparou essa lista com os melhores jogos de RPG de 2022.

Elden Ring

Elden Ring expande o significado de “soulslike”, renovando o gênero, sendo inegavelmente a maior produção da FromSoftware, mesma desenvolvedora da franquia Dark Souls, Bloodborn e Sekiro. O título é um RPG de ação e fantasia em um mundo aberto criado por Hidetaka Miyazak e George R. R. Martin, responsável por Game of Thrones.

Além disso, é sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos de RPG do ano, visto que foi vencedor do The Game Awards de 2022 em duas categorias, melhor jogo do ano e melhor RPG do ano. Ele também colecionou outras 145 conquistas de Game of the Year de outras premiações, segundo revelou o Resetera.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Xenoblade Chronicles 3

Com uma bela história, personagens cativantes e mecânicas de gameplay aprimoradas, Xenoblade Chronicles 3 é o auge de sua franquia. O JRPG de ação, exclusivo do Nintendo Switch, foi publicado pela Nintendo e desenvolvido pela Monolith Soft. O título concorreu ao The Game Awards de 2022 nas categorias “Melhor Jogo do Ano” e “Melhor Jogo de RPG do Ano”, mas acabou não conseguindo levar.

Plataformas: Nintendo Switch.

Pokémon Legends: Arceus

Com uma história interessante, um mundo semiaberto e mecânicas inovadoras, Pokémon Legends: Arceus não muda completamente a fórmula, mas renova a franquia. Mesmo não tendo os melhores gráficos, o game tem tudo para agradar quem é fã de Pokemon. O RPG dos monstrinhos de bolso foi lançado pela Nintendo e desenvolvido pela Game Freak, sendo outro exclusivo do Nintendo Switch.

Plataformas: Nintendo Switch.

Tunic

Tunic pode não chamar muito atenção à primeira vista e parecer apenas mais um game fofinho, mas é sem dúvida um dos melhores jogos de RPG do ano. Possui uma linguagem própria e conta com diversos puzzles desafiadores, sendo muito focado na exploração e repleto de descobertas. Tunic, que concorreu ao The Game Awards como Melhor jogo Indie do Ano, foi publicado pelo estúdio Finji e desenvolvido por Andrew Shouldice.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West faz jus ao seu antecessor, expandindo seu universo, aprimorando algumas mecânicas e trazendo uma narrativa cativante. A história do jogo acontece logo após o final de Zero Dawn, onde temos Aloy partindo para o oeste, com o objetivo de restaurar Gaia, uma inteligência artificial capaz de salvar o mundo. O RPG de ação e aventura em mundo aberto foi publicado pela Sony e desenvolvido pela Guerrilla Games.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5.

Triangle Strategy

Triangle Strategy é um RPG de estratégia que tem como destaque sua história política sobre uma iminente guerra entre três nações, onde cada escolha impactará no desenrolar da trama. Além disso, o título, lançado pela Square Enix, possui gráficos HD-2D em pixel art, além de uma jogabilidade simples, mas honesta.

Plataformas: PC e Nintendo Switch.

Nobody Saves the World

Nobody Saves the World é um RPG de ação e aventura em um mundo aberto 2D repleto de dungeons. Uma das maiores virtudes do game indie, lançado pela Drinkbox Studios, é a possibilidade de transformar seu personagem, um ninguém sem características, em diversas classes, cada uma com habilidades exclusivas, que serão muito uteis e necessárias para progredir no jogo.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Cult of the Lamb

Cult of the Lamb é um jogo de ação e aventura, com elementos de RPG e roguelike. No título, você assume o papel de um cordeiro possuído, que deve criar e gerir seu próprio culto, com a finalidade de angariar fiéis para um estranho que o salvou da morte certa. Cult of the Lamb foi publicado pela Devolver Digital e desenvolvido pela Massive Monster.

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Live a Live

Live a Live é um excelente JRPG com belos gráficos em HD-2D, dirigido por Takashi Tokita, desenvolvedor da Square Enix, conhecido por seus trabalhos em Chrono Trigger e Final Fantasy IV. O título, que é um remake do jogo lançado originalmente em 1994, chegou ao ocidente pela primeira vez. Live a Live se desenrola em sete campanhas curtas, cada uma em tempo histórico diferente, focando na exploração e nos combates por turno.

Plataformas: Nintendo Switch.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.