As principais empresas de games brasileiras

empresas games: Dumativa/A Lenda do Herói
Foto: Reprodução/Dumativa

As empresas de games brasileiras estão em alta tanto no cenário nacional quanto no global, sendo cada vez mais comum a produção de títulos de qualidade por desenvolvedores locais. Isso demonstra a importância da indústria de games no Brasil, que atualmente possui aproximadamente 1.009 estúdios e mais de 12 mil pessoas trabalhando na criação de games, segundo a pesquisa da Indústria Brasileira de Games de 2022.

Veja também: O que são jogos AAA?

Horizon Chase, um jogo desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris, é um exemplo desse sucesso, visto que possui mais de 10 milhões de downloads na Play Store. Nesse mesmo sentido, existem empresas brasileiras participando de grandes produções internacionais, como a Kokku, que integrou o time de desenvolvimento de jogos como Horizon Zero Dawn e Call of Duty: Black Ops Cold War.

Pensando nisso, o NG+ preparou essa lista com as principais empresas de games brasileiras. A lista terá como base a pesquisa mencionada anteriormente, que identificou as maiores empresas nacionais utilizando-se do critério de número de colaboradores.

Wildlife

Voltada para o mercado de jogos mobile, a Wildlife iniciou sua trajetória em 2011 com o desenvolvimento do jogo Penguin Race, que chegou a ser o segundo jogo mais baixado na época. No ano seguinte, lançou Bike Race, que ganhou o prêmio de melhor jogo do ano pela Apple e pelo Facebook.

A empresa, que conta com mais de 1.100 colaboradores, desenvolveu outros jogos de sucesso, como Sniper3D, Castle Crush e Suspects: Mansão Mistério, todos para dispositivos móveis.

Suspects
Suspects: Mansão Mistério (Foto: Reprodução/Wildlife)

Afterverse

Uma das principais empresas de games brasileiras, a Afterverse é parte do grupo Movile, investidora do ramo de tecnologia. Com foco no mercado de jogos mobile para o publico infantil, seu primeiro trabalho foi o Crafty Lands, de 2019.

Com o sucesso do primeiro jogo, foi lançado PK XD, um game que utiliza o conceito de metaverso. PK XD rendeu inclusive uma parceria com a varejista Riachuelo, para a criação de uma coleção de roupas inspiradas nos personagens do jogo.

PK XD
PK XD (Foto: Reprodução/Afterverse)

Aquiris

Fundada em 2007, a Aquiris já desenvolveu diversos jogos para a Cartoon Network, como Copa Toon: Goleadores!. A desenvolvedora brasileira também participou da produção do jogo Looney Tunes: World of Mayhem. Além desses, um dos seus principais jogos é Horizon Chase, lançado em 2015, vencedor de diversas premiações e que recebeu port para PC e PlayStation 4 com o título de Horizon Chase Turbo.

Horizon Chase Turbo
Horizon Chase Turbo (Foto: Reprodução/Aquiris)

Fanatee

A Fanatee iniciou seus trabalhos com Missing Link, um jogo para Facebook que utilizava como base os contatos do jogador na rede social. Entretanto, o sucesso da empresa veio com o desenvolvimento dos jogos de palavras Letroca, CodyCross, Stop Categories e World Lanes, todos traduzidos para 11 idiomas.

Puga

Puga é uma desenvolvedora de jogos especializada em desenvolvimento externo, não possuindo títulos originais. Dessa forma, a empresa tem como foco a criação de forma terceirizada para diversas empresas internacionais da indústria de jogos, como Future Play, Gearbox, Jam City, Lion Castle, entre outras. Ela também trabalha em conjunto com empresas nacionais, como Aquiris e Webcore.

Bonus 1: Dumativa

Criado por músicos, escritores, designers e programadores, a Dumativa é um estúdio de jogos brasileiro com atenção voltada para criação de jogos com ótima história e música.

O primeiro jogo da empresa foi A Lenda do Herói, um jogo musical de plataforma 2D feito com financiamento coletivo e em parceria com o grupo humorístico Castro Brothers, disponível para PC e Nintendo Switch. Seu sucesso foi tamanho que um segundo título da franquia já está em produção, com previsão de lançamento para 2024, disponível para PC e Nintendo Switch.

A Lenda do Herói
A Lenda do Herói (Foto: Reprodução/Dumativa)

O segundo lançamento da empresa foi Shieldmaiden, um jogo de ação e aventura em plataforma 2D disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

No momento, a Dumativa também está desenvolvendo Ordem Paranormal: Enigma do Medo, feito a partir de financiamento coletivo pelo Catarse. Enigma do Medo é um jogo de exploração, enigmas e sobrevivência no universo do RPG de mesmo nome criado por Rafael Lange (Cellbit) em seu canal na Twitch. Seu lançamento é previsto ainda para o primeiro semestre de 2023 para PC, e futuramente para consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.

Bonus 2: Pulsatrix

Pulsatrix é um estúdio brasileiro feito por apaixonados por histórias de terror e ficção cientifica. Ele é o responsável pelo desenvolvimento de Fobia: St. Dinfna Hotel, um jogo de terror e sobrevivência em primeira pessoa, disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. Fobia recebeu o prêmio de Jogo Brasileiro do Ano pela Brazil Game Awards 2022.

Atualmente, a Pulsatrix está desenvolvendo A.I.L.A, um projeto com financiamento coletivo pelo Catarse. A.I.L.A é um jogo de terror e ficção cientifica em primeira pessoa feito em parceria com o youtuber MaxMRM.

Fobia St. Dinfna Hotel
Fobia – St. Dinfna Hotel (Foto: Reprodução/Pulsatrix)

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.