Minecraft é um dos jogos mais populares e bem sucedidos nos últimos anos. O título foi lançado pela primeira vez para PC ainda em 2009 pela Mojang, na época uma empresa indie, e de lá para cá virou febre no mundo todo por toda a inovação dos seus sistemas. No entanto, não se fala tanto da mente por trás do jogo. Neste artigo, o NG+ traz detalhes sobre Markus “Notch” Persson, o criador do Minecraft.
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Trajetória de Notch
Notch nasceu em 1979, em Estocolmo, Suécia, e iniciou no mundo da programação já com sete anos de idade, na época utilizando o computador pessoal de seu pai, um Commodore 128. Com oito anos, Persson criou o seu primeiro jogo.
No ensino médio, Notch se inscreveu em um curso de programação. O professor na época percebeu o quão habilidoso ele era e sugeriu que pulasse o resto das aulas para que pudesse fazer a prova final de forma antecipada. Notch tirou nota máxima.
No início dos anos 2000, Notch começou a trabalhar na empresa King como desenvolvedor de jogos, agora de forma profissional, e ficou por lá até 2009. Na King, participou do desenvolvimento dos jogos Funny Farm, Luxor e Carnival Shootout.
Depois, passou a trabalhar na Jalbum, mas longe dos games. Lá, ele atuava com softwares de gerenciamento de fotos. Porém, o trabalho que realmente mudou sua vida e, ao mesmo tempo, o mundo dos games foi a criação de Minecraft.
Minecraft
O início do desenvolvimento do famoso jogo de blocos começou como um projeto paralelo, fora do trabalho principal de Notch. Para definir o que seria o game, ele se inspirou em alguns dos seus títulos favoritos, como Dwarf Fortress, Dungeon Keeper, Roller Coster e Infiniminer.
A primeira versão do jogo foi lançada como alpha em maio de 2009 e era extremamente simples, mas já com uma das suas características centrais, um mundo criado proceduralmente no qual havia um número enorme de possibilidades de construção.
Com o tempo, o jogo passou a ser atualizado constantemente, ficando cada vez mais completo. Com isso, sua popularidade também cresceu muito rápido, principalmente com o boom de criadores de conteúdo fazendo vídeos de gameplay do jogo. Isso tudo em uma era pré-Twitch.
Em 2014, quando Minecraft já tinha se firmado como sucesso absoluto, a Microsoft comprou a Mojang, empresa indie de Notch, por US$ 2,5 bilhões. Como o sueco era dono de 70% da empresa, ele ficou com a maior parte do montante e entrou para o rol de bilionários. Depois disso, Notch se afastou dos holofotes da indústria de games e, desde então, faz aparições esporádicas nas redes sociais.