Jogo mais recente da franquia, Resident Evil 4 Remake está repleto de puzzles espalhados por seus diversos capítulos. Alguns deles desbloqueiam novos locais e liberam itens importantes, enquanto outros concedem tesouros que podem ser vendidos para o comerciante. Por isso, resolver os puzzles é algo imprescindível para a progressão no jogo, que está disponível para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 4 e 5.
Veja também: Resident Evil 4 Remake: como desbloquear armas e acessórios
Pensando nisso, o NG+ preparou esse guia com soluções para todos os puzzles no Resident Evil 4 Remake.
Lista de todos os puzzles e soluções
Quebra-cabeça | Capítulo | Solução |
---|---|---|
Puzzle do Emblema Hexagonal | Capítulo 2 | Gire para a esquerda e depois vire |
Combinação do Armário (Mansão do chefe do vilarejo) | Capítulo 2 | Trigo – Porco – Bebê |
Bola de Cristal (Mansão do chefe do vilarejo) | Capítulo 2 | Basta completar o puzzle anterior para conseguir a esfera de cristal. Insira a esfera e alinhe-a. |
Puzzle do Santuário da Caverna (Grande) | Capítulo 4 | Cima esquerda, cima direita, baixo |
Puzzle do Santuário da Caverna (Pequeno) | Capítulo 4 | Esquerda, baixo esquerda, baixo direita |
Puzzle do Pedestal de Pedra | Capítulo 4 | Consiga as peças hexagonais e alinhe-as girando |
Puzzle do Vitral da Igreja | Capítulo 4 | Azul: 5 horas Verde: 3 horas Vermelho: 9 horas |
Puzzle das Espadas | Capítulo 7 | Reúna e encaixe nos quadros as 4 espadas: Espada de Ferro, Espada Dourada, Espada Ensanguentada e Espada Enferrujada |
Puzzle do Gongos dos Animais | Capítulo 7 | Atire nos gongos na seguinte ordem: Veado, Passáro e Cobra |
Puzzle da Pedra Litográfica | Capítulo 8 | Cima: Escudo Vermelho Esquerda: Capacete Vermelho Direita: Espada Azul Baixo: Armadura Azul |
Puzzle da Lanterna Carmesim | Capítulo 8 | Obtenha Lanterna Carmesim do Líder Cultista e coloque-a na estátua |
Puzzle do Labirinto do Pátio | Capítulo 9 | Puxe todas as alavancas nas torres do pátio |
Puzzle da Estátua Sem Cabeça (Quimera) | Capítulo 9 | Coloque a cabeça de cobra, cabeça de leão e cabeça de cabra na estátua |
Puzzle do Sino da Mesa de Jantar | Capítulo 9 | Ashley: mesa posta com copo vazio e prato vazio Leon: mesa posta com jarro e pão no prato |
Puzzle do Relógio | Capítulo 9 | Defina a hora para 11:04 (Facilitado/Padrão) ou 7:00 (Intenso/Profissional) |
Puzzle da Lâmpada do Mausoléu | Capítulo 9 | Esquerda: Meia-Lua Direita: Estrela Cima: Lua Cheia |
Puzzle dos Terminais de Acesso | Capítulos 13 e 14 | Direcione a energia e religue os terminais |
Puzzle do Emblema Hexagonal
Este puzzle está localizado no capítulo 2. O emblema hexagonal pode ser encontrado seguindo na direção oposta ao portão trancado, por um caminho estreito ao lado do penhasco. Passe pelos inimigos e, logo após, o emblema estará em uma torre no meio do vale.
Depois de conseguir o emblema, volte ao portão e interaja com o buraco hexagonal. Dessa forma, para solucionar o puzzle, gire o emblema para esquerda e depois vire-o. Assim, o acesso ao portão será liberado.
A resolução do puzzle do emblema hexagonal garante acesso ao terreno da fábrica abandonada, onde você deve passar para chegar à mansão do chefe do vilarejo.
Combinação do Armário (mansão do chefe do vilarejo)
A combinação do armário é um puzzle de Resident Evil 4 Remake que também está localizado no capítulo 2. Sua resolução é simples, para isso basta selecionar os símbolos na seguinte ordem: trigo, porco e bebê. Esta combinação pode ser encontrada ao verificar o texto realçado no arquivo Iluminados 4:3, que está localizado em cima da gaveta no segundo andar da mansão.
Ao ser solucionado, este puzzle desbloqueia o armário onde está localizada a bola de cristal, item necessário para solucionar o próximo puzzle.
Bola de Cristal (mansão do chefe do vilarejo)
Após solucionar o último puzzle, passe pela porta no segundo andar. Logo após, estará o puzzle da esfera de cristal. Para resolvê-lo, basta alinhar as pelotas da bola de cristal com o fundo de mármore para formar uma insígnia.
Dica: concentre-se em formar um símbolo em forma de Y. Desse forma, tente girar os cantos ou virar a esfera para solucionar este puzzle de forma mais fácil.
Solucioná-lo garante acesso ao quarto onde é encontrada a Chave da Insígnia, localizada dentro de uma gaveta próxima a janela. Esta chave é necessária para avançar no capítulo 2 do jogo.
Puzzle do Santuário da Caverna (grande)
No capítulo 4, dentro do Grande Santuário da Caverna, está localizado o próximo puzzle. Nele, após selecionar uma determinada combinação de símbolos, uma porta de aço será destrancada. Para solucioná-lo, deve-se observar as marcas amarelas localizadas nos pilares e nas paredes da caverna. Dessa forma, selecionando os símbolos na parte superior esquerda, superior direita e na parte de baixo o puzzle é resolvido.
Puzzle do Santuário da Caverna (pequeno)
No Pequeno Santuário da Caverna está localizado outro puzzle, muito semelhante ao anterior. Para solucioná-lo, basta procurar pelas marcações amarelas no lado esquerdo do santuário e no segundo andar. Os símbolos corretos são os encontrados na parte esquerda, inferior esquerda e inferior direita do puzzle.
Puzzle do Pedestal de Pedra
Para solucionar esse puzzle é necessário três peças de um hexágono, confira a localização:
Peça A do hexágono
A primeira peça do hexágono está localizada no capítulo 3, em um pequeno baú ao lado do comerciante na Pedreira.
Peça B do hexágono
A segunda peça do hexágono também é encontrada no capítulo 3, mas agora na Fazenda de Peixes no lado direito da casa que contém o combustível do barco. Para encontrá-la, é necessário entrar na água e passar por baixo de uma ponte de madeira para assim chegar ao baú que contém a segunda peça do puzzle.
Peça C do hexágono
A terceira e última peça do hexágono está localizada no capítulo 4, no Pequeno Santuário da Caverna. Após completar o puzzle do Pequeno Santuário, vire à direita para encontrar o baú que contém a peça C do hexágono.
Como solucionar o puzzle
Logo após obter todas as três peças do hexágono, retorne ao puzzle do Pedestal de Pedra. Ele está localizado dentro do pequeno assentamento na parte sudoeste do Lago.
Para solucionar o puzzle, basta inserir todas as três peças hexagonais e girar a seção inferior esquerda antes de girar a seção superior.
A conclusão do puzzle resultará na obtenção do Ídolo Depravado e um tesouro no valor de 15.000 pesetas.
Puzzle do Vitral da Igreja
No capítulo 4, depois de derrotar o El Gigante, será a hora de resgatar a Ashley na igreja. Porém, no caminho existe um puzzle de vitrais.
Assim que entrar na igreja, procure pelo Blue Dial dentro do armário no lado direito da igreja. Depois, use a alavanca próxima ao altar no centro da igreja para revelar os botões coloridos e iniciar o puzzle.
Para resolvê-lo, deve-se girar todos os botões coloridos (verde, vermelho e azul) para suas posições adequadas. Primeiro, gire o botão verde, alinhando o centro da insígnia com o meio do vidro verde. Logo após, gire o botão vermelho para alinhar o canto superior esquerdo. E por fim, gire o botão azul para preencher os espaços que restam para completar o puzzle.
Puzzle das Espadas
No capítulo 7, existem quatro espadas que precisam ser encaixadas, cada uma em seu respectivo mural de ferro, para completar um puzzle.
- Espada de Ferro;
- Espada Dourada;
- Espada Enferrujada;
- Espada Ensanguentada;
As três primeiras espadas são encontradas nos próprios murais de ferro, mas em posições erradas. Entretanto, para conseguir a Espada Ensanguentada, é necessário completar outro puzzle, o do Gongo dos Animais.
Puzzle do Gongos dos Animais
Para completá-lo, basta acender os símbolos corretos (exibidos no próprio portão), puxando ou atirando neles. Esses são os símbolos:
- Veado;
- Cobra;
- Pássaro.
O símbolo do veado está do lado de fora do portão. Basta puxar a corrente por baixo dele para ativar a chama. O símbolo da cobra está na parte de trás, à direita, dentro do portão trancado. Atire nele para ativar sua chama. Por último, o símbolo do pássaro pode ser encontrado na parte da frente, à direita, dentro do portão trancado. Também deve atirar nele para que sua chama acenda.
Após acender os três símbolos, o portão abrirá. Agora, é só pegar a Espada Ensanguentada e partir para resolver o puzzle anterior.
Resolução do Puzzle das Espadas
Em posse das quatro espadas volte para os murais para solucionar o puzzle. Cada mural encaixa perfeitamente com uma espada, basta observar os desenhos de cada um para chegar à conclusão correta. Da esquerda para a direita, a solução correta do puzzle é:
- Espada de Ferro: no mural onde o Cavaleiro está de pé;
- Espada Dourada: no mural onde o Cavaleiro está ajoelhado;
- Espada Ensanguentada: no mural onde o Cavaleiro está sendo morto;
- Espada Enferrujada: no mural que com o Túmulo;
Após solucionar o puzzle, o portão será destrancado, liberando mais áreas para serem exploradas no capítulo 7.
Puzzle da Pedra Litográfica
No capítulo 8 fica a Pedra Litográfica, um puzzle onde o objetivo é reorganizar as quatro pedras. Para solucioná-lo, basta organizar as pedras de acordo com o desenho do ícone em cada slot.
As quatro peças do puzzle estão espelhadas pela sala, confira onde:
- Pedra litográfica A: já posicionada na parede;
- Pedra litográfica B: em cima da prateleira;
- Pedra litográfica C: em cima da prateleira;
- Pedra litográfica D: dentro da vitrine.
Confira a ordem correta:
- Cima: escudo vermelho;
- Esquerda: capacete vermelho;
- Direita: espada azul;
- Baixo: armadura azul;
Puzzle da Lanterna Carmesim
Também localizado no capítulo 8, o puzzle da Lanterna Carmesim é de simples resolução. Para isso, basta derrotar o líder cultista, caracterizado por seu manto vermelho. Após derrotar o líder, basta colocar a lanterna na estátua do cultista que fica perto da entrada. Ao solucionar este puzzle, um portão é aberto, permitindo a progressão pelo capítulo 8.
Puzzle do Labirinto do Pátio
No capítulo 9, ao entrar no pátio, será necessário resolver este puzzle para avançar pelo capítulo. Para isso, puxe as três alavancas para ativar as bandeiras no pátio. As alavancas estão localizadas nas torres espalhadas pelo pátio.
Para ativar a terceira bandeira, será necessário instruir Ashley a ficar para trás e segurar a alavanca secreta localizada no canto sudoeste do pátio. Isso fará que um portão próximo não feche. Dessa forma, passe pelo portão para encontrar a terceira alavanca.
Confira a localização das alavancas:
- Primeira alavanca: localizada no centro do Pátio perto das escadas;
- Segunda alavanca: no canto sudeste do pátio;
- Terceira alavanca: pode ser encontrado no lado sudoeste do pátio perto do centro;
Puzzle da Estátua sem Cabeça (Quimera)
Para resolver este, que é mais um dos puzzles do capítulo 9, deve-se encontrar as três cabeças perdidas da estátua sem cabeça. Cada uma das cabeças pode ser encontrada em uma das salas adjacentes ao Grande Salão. Confira abaixo.
Cabeça da Serpente
A primeira cabeça pode ser encontrada na Sala de Jantar, que fica à nordeste do Grande Salão. Para isso, é necessário resolver um outro puzzle, o do sino da mesa de jantar.
Puzzle do sino da mesa de jantar
Para solucionar o puzzle, Ashley e Leon devem sentar no lugar correto na mesa, como nos retratos que ficam no final da Sala de Jantar. Faça com que Ashley se sente na segunda cadeira à direita. Já Leon deve se sentar na última à esquerda. Dessa forma, ficando assim:
- Ashley: mesa posta com copo vazio e prato vazio;
- Leon: mesa posta com jarro e pão no prato.
Após posicionar os dois corretamente, toque o sino para completar o puzzle e liberar da gaiola a cabeça da serpente, item-chave para o puzzle da estátua sem cabeça.
Cabeça do Leão
A cabeça do leão está no Arsenal, sala que fica à noroeste, no segundo andar do Grande Salão. De lá, desça a saliência no centro para encontrar a cabeça do leão. Porém, não será tão fácil. Prepare-se, pois logo após pegar a cabeça, uma luta contra vários inimigos começará.
Derrote os inimigos nas armaduras e, após a batalha, não deixe de pegar o dispositivo cúbico em um baú à direita. Esse é um item importante, que abre diversos locais no castelo de Salazar, inclusive a porta do tesouro na biblioteca, local onde está o rifle de assalto CQBR, uma das melhores armas do jogo.
Cabeça da Bode
No último andar do Grande Salão, siga pela porta no lado sudoeste. Passe pelo corredor até ver a cabeça do bode dentro da galeria. Nesse momento, outra batalha iniciará. Um dos inimigos puxará uma alavanca, fazendo com que o caminho abaixe até o chão. Após derrotar os inimigos, suba a escada para puxar a alavanca e liberar o caminho até a cabeça do bode.
Resolução do puzzle da estátua sem cabeça (Quimera)
Logo após reunir as três cabeças, retorne à estátua sem cabeça e coloque todas as três na estátua. Assim, uma porta próxima abrirá, liberando a progressão pelo capítulo 9.
Puzzle do Relógio
Este puzzle é encontrado na biblioteca, durante o capítulo 9, em um antigo relógio quebrado do avó de Ashley. Para resolvê-lo, basta redefinir o horário do relógio. Contudo, o horário muda de acordo com a dificuldade do jogo, confira:
- Dificuldade Facilitado ou Padrão: 11:04;
- Dificuldade Intenso ou Profissional: 7:00;
Após resolver o puzzle, um caminho oculto atrás do relógio abrirá. Passe pelo caminho para avançar ainda mais pelo capítulo 9.
Puzzle da Lâmpada do Mausoléu
Último dos puzzles do capítulo 9, o puzzle da lâmpada do mausoléu pode ser iniciado jogando com Ashley no Mausoléu. Para solucionar o puzzle, coloque as lâmpadas nas posições corretas. Confira as posições:
- Esquerda: Meia-Lua;
- Direita: Estrela;
- Cima: Lua Cheia;
Puzzle dos Terminais de Acesso
O puzzle dos terminais de acesso é essencial para a progressão da história e pode ser encontrado na Ilha, durante os capítulos 13 e 14. Existem três terminais onde o objetivo é levar energia a todos os símbolos de raio. Confira a solução para cada um dos terminais:
Observação: Antes de mais nada, é importante destacar que a solução do puzzle pode variar de acordo com o nível de dificuldade do jogo.
Terminal de Acesso 1
Antes de acessar o primeiro terminal, é necessário direcionar a energia para a área. Faça isso puxando o disjuntor ao lado da tela na área de Dissecação.
Para resolver o puzzle, basta fazer as ligações corretamente conforme demonstrado nas imagens acima. Após solucionar o puzzle, pegue o Cartão do Andar 1, volte à sala de energia e ative outra vez a alavanca. Em seguida, volte pelo mesmo caminho e siga na direção do freezer.
Terminal de Acesso 2
O segundo terminal é opcional. Porém, ele concede uma recompensa muito interessante, a LE 5, uma SMG.
Após obter o Cartão do Andar 1, use-o para abrir a área do freezer. Já dentro, vire à direita e resolva o segundo puzzle. Utilize as imagens acima como guia.
Logo após resolver o puzzle vá até o final da sala e coloque seu cartão no painel para realizar o upgrade de nível, assim ele desbloqueará a porta do Andar 2.
Deixe a área do freezer, retornando pela escada e entrando na porta azul dupla à esquerda utilizando o cartão de acesso do Andar 2. Derrote os Ganados e parta para a Sala de Incubação para realizar um novo upgrade no cartão, dessa vez liberando o Andar 3. Nesse mesmo local, pode ser adquirida a mira Biossensora, item muito útil para derrotar o Regenerator.
Observação: para utilizar o painel que faz o upgrade, é preciso encontrar uma chave inglesa que está com um dos Regenerators incubados.
Terminal de Acesso 3
Depois de resgatar a Ashley, chegará um trecho, já no capítulo 14, onde haverá uma área de lixão. Nessa parte, será preciso resolver o último puzzle dos terminais de acesso. Siga as imagens acima e resolva o puzzle.