Rise of the Ronin é um RPG de ação lançado pela Team Ninja com grande foco no combate. Logo, usar as melhores armas facilita a jornada. A narrativa adapta um período real da história do Japão e a jogabilidade, apesar de sem magias ou coisas do tipo, se encaixa bastante dentro do subgênero soulslike.
Atacar sem zerar a estamina, esquivar na hora certa, ou encaixar aquele parry no momento perfeito são as ações necessárias para sobreviver no game. Entretanto, utilizando as melhores armas de Rise of the Ronin, a caminhada fica um tanto quanto mais tranquila.
Armas rápidas são superiores
O jogo conta com nove armas-base, que variam de tamanho. As mais pesadas, causam mais dano, mas consomem mais estamina e são mais lentas. As menores possuem combos rápidos, mas sangram o inimigo de forma mais lenta.
Por enxergar que o jogo prioriza mais uma movimentação rápida, tanto para esquivar, quanto para atacar e se defender, a impressão é que as armas menores são superiores de forma geral. Entretanto, é importante dizer que, no fim das contas, essa dica pode não se aplicar para a vivência que cada um terá com o jogo.
Rise of the Ronin possui um sistema de postura para cada uma das armas. Este aspecto é determinante para enfrentar cada um dos adversários, já que eles podem ser fracos, neutros ou fortes contra determinada postura. Também pensando nesta mecânica, algumas das armas que são mais fáceis de se jogar e adquirir mais posturas são as seguintes:
- Katana – Arma da maioria de adversários, fácil de conseguir posturas extras;
- Espadas Duplas – Estilo de arma mais rápido do jogo, para quem conseguir encaixar combos e parries, é a pedida ideal.
Contudo, apesar de acreditar que as armas rápidas são as melhores opções, Rise of the Ronin permite que você deixe uma segunda arma principal equipada. Assim, é recomendado equipar uma arma pesada como outra opção, para adicionar um pouco de variedade ao jogo.
Em algumas situações, o jogador pode precisar acertar apenas um golpe forte para encerrar uma luta na qual ele já não tem itens de cura. Logo, a troca de armas é rápida e pode ser eficiente. Algumas das melhores armas pesadas são as seguintes:
- Espada Grande – Arma que possui posturas mais avançadas e normalmente dá grande dano;
- Arma de Haste – Lança com uma lâmina na ponta, que é pesada, mas pode ser incrivelmente ágil.
Melhores armas secundárias de Rise of the Ronin
Além das armas principais, o jogador tem acesso a diferentes opções de armas secundárias, que funcionam para combates a distância e dando um dano menor nos adversários. São seis opções disponíveis, com o destaque ficando para o Rifle e o Tubo de Fogo, que são com certa sobra as melhores armas do jogo.
No caso do Rifle, é fácil mirar e qualquer tiro na cabeça elimina inimigos comuns. Entretanto, até em chefes e líderes, o dano de um tiro na cabeça é considerável, o que torna os rifles uma excelente opção. No quesito munição, com o upgrade certo de atributos, é possível contar com até seis ou sete balas disponíveis.
Já o Tubo de Fogo é literalmente um lança-chamas. Além de garantir um bom dano contínuo, ele é uma boa arma secundária para afastar um grupo grande de inimigos que estiver vindo na sua direção.
Por fim, Rise of the Ronin conta com alguns barris de óleo que aumentam o dano que fogo causa nos adversários. Esse item, em combinação com o Tubo de Fogo, é letal.
Seguem as outras armas secundárias de Rise of the Ronin:
- Shuriken: Arma com maior disponibilidade de munição, mas dano limitado;
- Revólver: Disparo rápido e sem mira longa, funciona bem para quebrar estamina de chefes;
- Arco: Dano parecido com o de Rifle, mas com mais munição. Entretanto, por ser uma arma branca, inimigos com armaduras ou capacetes tem certa imunidade;
- Esfera de Cerâmica: Item para causar distração em inimigos e levá-los para determinadas regiões. Bom para realizar táticas de furtividade.
Rise of the Ronin foi lançado em 22 de março exclusivamente para PlayStation 5. Ele está disponível para venda na loja digital da Sony.