Veja todos os vencedores do Game of the Year (GOTY)

overwatch-goty

O Game of the Year (GOTY), ou Jogo do Ano em tradução literal, é como o próprio nome sugere, um prêmio concedido ao melhor game do ano. Diversos sites e mídias especializadas fazem este tipo de premiação, mas o mais tradicional da indústria é o do The Game Awards (TGA), evento criado e apresentado por Geoff Keighley em 2003. Desde sua criação, a honraria é concedida ao título de maior destaque do ano, selecionado por um júri de especialistas. Abaixo, o NG+ preparou uma lista com todos os vencedores do GOTY pelo TGA.

2003 — Madden NFL 2004

O vencedor do GOTY do primeiro The Game Awards foi o jogo Madden NFL 2004, aclamado simulador de futebol americano da Electronic Arts. Madden teve como adversários na disputa Zelda Wind Waker, Splinter Cell e o icônico GTA Vice City. Contudo, as inovações do simulador da EA garantiram o título de melhor jogo de 2003. Até hoje, ele é o único jogo de esporte a ganhar o GOTY do TGA.

2004 — GTA San Andreas

Depois de GTA Vice City bater na trave, GTA San Andreas garantiu o caneco para a Rockstar Games em 2004. Com um mundo aberto amplo e cheio de atividades para fazer, o título que tem como protagonista o icônico “CJ” deixou para para trás os também favoritos Halo 2 e Half-Life 2.

2005 — Resident Evil 4

Resident Evil 4 foi um divisor de águas na franquia Resident Evil. O título introduziu a câmera por cima do ombro e colocou o protagonista Leon para lutar contra uma estranha seita, na tentativa de salvar a filha do presidente. Assim, ele deixou para trás o imponente God of War, bem como World of Warcraft.

O jogo foi lançado como um exclusivo de Game Cube, mas não demorou muito para a exclusividade ser quebrada e o título ser lançado para diversas plataformas. Vale lembrar que um Remake de Resident Evil 4 vem sendo produzido pela Capcom.

2006 — The Elder Scrolls IV: Oblivion

The Elder Scrolls IV: Oblivion é um RPG que, na época, chamou a atenção do mercado pelo seu vasto mundo cheio de atividades disponíveis ao jogador. O game venceu o embate diante de Gears of War e do clássico Guitar Hero 2. Esse foi o primeiro GOTY da Bethesda, atualmente adquirida pela Microsoft.

2007 — Bioshock

Em 2007, o survival horror voltaria ao topo do GOTY. O lendário Bioshock entregou uma trama digna de cinema e um combate extremamente prazeroso para a época. Além disso, os gráficos e a ambientação do jogo impressionaram a crítica e os fãs de jogo do gênero. O título da Irrational Games deixou para trás Halo 3 e Mass Effect.

2008 — GTA IV

Sim! Olha ele aí outra vez. GTA IV bateu de frente com Fallout 3 e Gears of War 2 e levou a melhor. Foi o segundo prêmio para a franquia que não tem pudor algum em ser um mundo aberto repleto de violência e de tramas que envolvem o mundo do crime.

2009 — Uncharted 2: Among Thieves

Uncharted 2: Among Thieves trouxe em sua bagagem um gameplay pra lá de satisfatório, com muito combate e cenas de ação de tirar o fôlego. O game duelou o favoritismo com Assassin’s Creed II e acabou levando a melhor.

2010 — Red Dead Redemption

Olha a Rockstar Games aí outra vez! O para muitos ”GTA de cavalos”, Red Dead Redemption conta com um mundo aberto rico, uma narrativa muito bem construída e, é claro, um protagonista digno de prêmio, o icônico John Marston. Em um verdadeiro duelo de cachorro grande contra God of War III e Mass Effect 2, quem levou a melhor foi o cavalo (risos).

2011 — The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim dispensa apresentações. O game tem o que para muitos, até hoje, é um dos melhores mundos abertos da história dos games. O gigante — em todos os sentidos — RPG da Bethesda confirmou o favoritismo até mesmo diante do lendário Batman: Arkham City e levou o caneco para casa.

2012 — The Walking Dead

Em 2012, The Walking Dead: The Game bateu o para muitos favorito ao prêmio Dishonored, da Arkane Studios. O título de narrativa interativa conquistou fãs e crítica com uma história pra lá de emocionante e decisões de deixar o jogador suando frio.

2013 — GTA V

Em 2013, a franquia Grand Theft Auto conquistou o tricampeonato com GTA V. O gigante RPG de ação com um vasto mundo aberto é tido por muitos como o melhor jogo de todos os tempos. O título da Rockstar Games bateu The Last of Us e ficou com o prêmio — uma injustiça esses dois jogos terem sido lançados no mesmo ano.

2014 — Dragon Age Inquisition

Dragon Age Inquisition foi o primeiro vencedor do GOTY da geração PS4 e Xbox One. O game tirava o máximo do poder de ambos os consoles e surpreendeu a todos por sua beleza gráfica. Como principais concorrentes tinha Bayonetta 2 e Dark Souls II. Porém, muitos acreditavam que o título da BioWare era favorito absoluto ao prêmio.

2015 — The Witcher 3: Wild Hunt

O até então projeto mais ambicioso da CD Projekt RED, The Witcher 3: Wild Hunt trouxe uma das histórias mais imersivas do mundo dos games. O game é aquele do tipo que faz o jogador esquecer que tem vida social. O ”bruxão” levou a melhor no duelo diante do clássico Bloodborne e de Fallout 4.

2016 — Overwatch

Sim, Overwatch tem um GOTY para chamar de seu. O hero shooter da Blizzard encantou ao trazer um FPS que até quem não gostava de FPS tinha vontade de jogar. Com um gameplay viciante e personagens extremamente carismáticos e bem construídos, o título superou o gigante Uncharted 4 na corrida ao prêmio.

2017 — The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O clássico The Legend of Zelda: Breath of the Wild é mais que um jogo, é uma obra de arte do mundo dos games. O até então único exclusivo da Nintendo a conquistar o prêmio brigou diretamente com outro exclusivo da Big N pelo título, Mario Odyssey.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem um mundo aberto lindo e que traz uma riqueza de conteúdo absurda.

2018 — God of War

God of War de 2018 trouxe uma nova jornada do Deus da Guerra, agora junto de seu filho Atreus. O game do Santa Monica Studio teve pela frente outro gigante na disputa pelo GOTY, Red Dead Redemption 2. O jogo tirou todo o poder do PS4 e trouxe em sua bagagem uma história rica e bem detalhada, baseada na mitologia nórdica.

2019 — Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro fez o que muitos duvidavam e reinventou o gênero soulslike. O estúdio por trás de Dark Souls e Bloodborne se superou e trouxe ao mercado uma experiência única para os fãs do gênero.

Vale lembrar que 2019 foi um dos anos com o melhor time de indicados da premiação. Brigaram pelo GOTY o seguintes jogos: Control, Death Stranding , Resident Evil 2 Remake, Super Smash Bros. Ultimate e The Outer Worlds, além é claro do vencedor, Sekiro: Shadows Die Twice.

2020 — The Last of Us Part II

Em 2020, The Last of Us Part II não tinha um GTA pela frente e conquistou, merecidamente, o título de melhor jogo. O título conta com uma trama digna de Oscar, um gameplay repleto de ação e personagens marcantes, e superou Ghost of Tsushima e Final Fantasy VII Remake na briga pelo GOTY.

2021 — It Takes Two

It Takes Two é um jogo leve, divertido e pra lá de criativo. O título do diretor Josef Fares cativou a todos, que se renderam a história do casal Cody e May, levnado o GOTY para casa em uma disputa que tinha como adversários Deathloop, Resident Evil Village e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.

2022 — (God of War Ragnarok ou Elden Ring)

Este ano tudo indica que a briga será protagonizada por God of War Ragnarok e Elden Ring, em uma das edições que promete ser a mais disputada da história do prêmio.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.