A Sony criou uma patente para uma inteligência artificial que pode aprender a jogar videogames e assumir o lugar do jogador quando necessário. Segundo o documento, o sistema em desenvolvimento pela empresa é um “modo de controle automatizado de inteligência artificial que executa tarefas específicas durante aplicativos de jogos”.
O sistema funciona da seguinte maneira: a inteligência artificial observa a maneira como o jogador joga e com o tempo, começa a assimilar as ações feitas por ele dentro dos jogos. Assim, quando for necessário, ela pode assumir o controle do game e jogar exatamente da mesma maneira que a pessoa jogaria.
+ Sony irá lançar o PlayStation Plus Video Pass, serviço de filmes por streaming
+ Sony não irá mais encerrar lojas digitais de PlayStation 3 e PS Vita
A patente explica que o sistema foi feito para ajudar os jogadores a passar por situações difíceis que eles podem encontrar dentro dos jogos e que no futuro, os jogos irão identificar quando foi a IA que jogou. “Se a IA concluiu tarefas específicas, essas tarefas podem ser identificadas como sendo concluídas pelo usuário com a ajuda do controlador de jogo IA”, diz um trecho do documento.
Para jogos cooperativos, a patente diz que a IA poderá assumir quando o jogador precisar se ausentar para fazer outra coisa, como ir ao banheiro, por exemplo. Dessa forma, ele não prejudica a jogatina dos demais colegas. O personagem, então, ficaria marcado como em “modo automático” até o jogador voltar.
Em 2019, a Sony lançou uma divisão específica para desenvolver inteligências artificiais e esse novo sistema pode ser o primeiro grande passo para a revolução que a empresa busca no setor.