Review: Fractured Daydream é quase tudo que os fãs esperam de um jogo de Sword Art Online

Novo jogo de SAO
Imagem: Reprodção/Bandai Namco

Com grande foco no multiplayer e atividades para até 20 jogadores simultâneos, Sword Art Online: Fractured Daydream chega para celebrar os 10 anos da franquia. Mas será que o jogo é um bom presente para a comunidade apaixonada por Kirito e seus amigos?

Fractured Daydream traz uma trama inédita com personagens já conhecidos. Após a chegada de uma atualização misteriosa, a linha do tempo do jogo, onde os personagens estão presos, é comprometida, gerando uma grande confusão entre passado e futuro. Agora, somos convidados a embarcar em uma aventura para garantir o futuro.

Novo jogo de SAO
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

A narrativa é contada em formato de capítulos, com missões simples e sem um nível elevado de desafio. Por exemplo, algumas delas exigem exterminar uma horda de inimigos que você consegue concluir em menos de um minuto ou proteger um aliado. Existem alguns objetivos extras que concedem itens cosméticos, mas tudo é muito simples.

De maneira geral, a campanha funciona como um grande tutorial para introduzir os personagens e suas habilidades. Apesar disso, reviver momentos icônicos da franquia, como a batalha entre Kirito e a Administradora, e descobrir para onde essa nova história nos levará pode tornar a experiência mais interessante. Outro ponto positivo que ameniza as atividades muito simples da campanha é o combate frenético do jogo, que será abordado com mais detalhes a seguir.

Mais online do que nunca

Até então, meu jogo favorito da franquia Sword Art Online era Fatal Bullet, mas Fractured Daydream assume agora esse posto ao entregar o que os fãs de SAO realmente esperavam de um jogo da franquia. O multiplayer está sob os holofotes, e a diversidade de combate, personagens e inúmeras possibilidades de builds para tornar seu personagem único proporcionam uma experiência multiplayer significativamente rica.

Novo jogo de SAO
Imagem: Reprodução/Bandai Namco

Após concluir boa parte do modo história, os jogadores desbloqueiam todos os 21 personagens disponíveis no lançamento do jogo no modo online. Este conta com três opções: o Mundo Aberto, onde até 20 jogadores exploram um mapa livremente e realizam quests em busca de loot ou para upar seus personagens. Além disso, o jogo oferece o modo Quest Cooperativa, uma espécie de dungeon que termina com uma luta contra um chefe, e Raids, onde os jogadores enfrentam um chefe poderoso em uma arena. Também há o Torre da Determinação, um modo horda onde cada onda de inimigos vencida traz recompensas melhores.

Nos modos Quest Cooperativa e nas Raids, os 20 jogadores são divididos em cinco grupos de quatro jogadores cada, e esses grupos disputam de maneira amistosa o título de MVP da atividade. Cada missão tem loots exclusivos, como armas, equipamentos e itens cosméticos.

Personalização ampla

Existem seis classes de personagem: Lutador, Tanque, Ladino, Patrulheiro, Mago e Suporte. Cada personagem possui, além de sua arma, três acessórios que concedem algum tipo de bônus, e também é possível equipá-lo com duas habilidades passivas.

Novo jogo de SAO
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

Com isso, o jogador pode criar um personagem único, com uma gameplay que atende ao seu estilo de jogo. As armas possuem status que podem ser melhorados com materiais obtidas nas atividades ou desmotando itens, e também é possível criar equipamentos e armas usando a moeda do jogo, que é adquirida apenas ao jogar. A personalização é um ponto forte de Fractured Daydream, que conta com um nível geral do jogador e um nível para cada um dos personagens. Ao upar, é possível desbloquear vantagens, habilidades passivas e armas.

Melhor combate da franquia

É inegável que Sword Art Online: Fractured Daydream tem um bom combate, considerado por muitos como o melhor da franquia. Baseado em sua classe, cada personagem possui um estilo de gameplay diferente, com uma ultimate, uma habilidade individual e três golpes especiais.

Novo jogo de SAO
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

Não existe uma árvore de habilidades, e durante as atividades o jogo iguala o nível de todos os jogadores. Todo jogador começa no nível zero e, conforme elimina inimigos e abre baús de recompensas, ganha pontos de vida e poder de ataque, além de aumentar seu nível. Isso garante que a partida seja mais equilibrada, evitando que um jogador superpoderoso limpe tudo à sua frente e garanta sempre o MVP ao fim da atividade.

Bonito, mas com ressalvas

Apesar de cenários simples que repetem muitos elementos, Sword Art Online: Fractured Daydream é um jogo bonito. Contudo, ainda não é o jogo de SAO que explorou todo o potencial da atual geração, longe disso.

Novo jogo de SAO
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

A parte sonora cumpre seu papel, e durante minha jornada não encontrei nenhuma falha que atrapalhasse a jogatina. Para PC, os requisitos são os seguintes:

Requisitos Mínimos

RequisitoEspecificação
Sistema OperativoWindows 10 / Windows 11
ProcessadorAMD Ryzen 3 3100 / Intel Core i5-8400
Memória8 GB de RAM
Placa GráficaAMD Radeon RX 580 / Nvidia GeForce GTX 780 / Intel Arc A 380
DirectXVersão 11
Espaço no DiscoRequer 45 GB de espaço livre
Notas AdicionaisDesempenho estimado: 1080p/60fps com configurações gráficas em “Baixo” no modo multiplayer de 20 jogadores. O frame rate pode cair em cenas com muitos gráficos.

Requisitos Recomendados

RequisitoEspecificação
Sistema OperativoWindows 10 / Windows 11
ProcessadorAMD Ryzen 5 3600 / Intel Core i7-10700K
Memória16 GB de RAM
Placa GráficaAMD Radeon RX Vega 64 / Nvidia GeForce RTX 2060
DirectXVersão 11
Espaço no DiscoRequer 45 GB de espaço livre
Notas AdicionaisDesempenho estimado: 1080p/60fps com configurações gráficas em “Alto” no modo multiplayer de 20 jogadores. O frame rate pode cair em cenas com muitos gráficos.

Já para aproveitar o jogo no console, é preciso ter um PS5 ou um Xbox Series.

Sword Art Online: Fractured Daydream vale a pena?

Sword Art Online: Fractured Daydream é o jogo da franquia que mais se aproxima do que os fãs sempre sonharam. Com um forte foco no cooperativo, oferecendo muitas atividades online e diversos itens para farmar. Fica a expectativa pela introdução de novos chefes, masmorras e itens.

O modo história funciona como um extenso tutorial. Embora apresente uma narrativa inédita e interessante, em alguns momentos ela acaba se perdendo, e entregando atividades repetitivas e maçantes, sem loot útil. O jogo é bonito, mas ainda não conseguimos ver um título de SAO que aproveite plenamente tudo o que a atual geração tem a oferecer.

Sword Art Online: Fractured Daydream certamente cativará os fãs da franquia e chamará a atenção dos que apreciam um bom looter shooter. Resta saber se a Bandai Namco planeja uma vida longa para o jogo, com constantes atualizações de conteúdo.

Nota do NG Plus: 8

Prós– A rica experiência online que os fãs sempre esperaram
– Muitos personagens e amplo sistema de personalização
Contras– Missões de história entediantes
– Poucas raids com chefões no lançamento

Por fim, para a elaboração deste artigo, nossa jornalista recebeu uma cópia do jogo para PC, disponibilizada pela representante da Bandai Namco no Brasil.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.