Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e as consequências econômicas enfrentadas durante o último ano, o Playstation 5 já é sucesso absoluto. Após atingir, na última semana, a marca de 7,8 milhões de unidades vendidas, o console da Sony agora ultrapassou o seu antecessor, o Playstation 4 em número de vendas na comparação entre o mesmo período. Em 2013, ano em que foi lançado, a gigante japonesa de eletrônicos vendeu cerca de 7,6 milhões de unidades do PS4 em seis meses.
+ Sony irá lançar o PlayStation Plus Video Pass, serviço de filmes por streaming
+ FIFA 21 foi o jogo mais baixado para PlayStation 4 e 5 no mês de fevereiro
Do lançamento, em novembro de 2020 até o dia 31 de dezembro, as vendas do novo Playstation 5 superaram a marca de 4,5 milhões. Desde então, mesmo com a dificuldade de produção dos aparelhos aliada à falta de estoque global graças a pandemia, o console alcançou a marca de quase 3,5 milhões de unidades vendidas somente este ano. Somados, os números superam 7,8 milhões de unidades totais.
Segundo relatório divulgado pela Sony, o grande sucesso de vendas superou as expectativas e rendeu um lucro de 342,2 bilhões de ienes, cerca de R$ 17 bilhões na cotação atual. Ainda segundo dados da NPD, empresa que registra e analisa estatísticas de vendas de videogames nos Estados Unidos, o PS5 foi também o console que vendeu mais de maneira mais veloz nos seus primeiros cinco meses de vida.
Em 2021, porém, o Nintendo Switch ainda lidera a corrida entre os consoles, mas principalmente graças a falta de produtos Sony nas prateleiras. Já a Microsoft, não divulga o número de vendas do Xbox Series S/X.