O embate entre Epic Games e Apple nos tribunais segue trazendo revelações a assuntos em paralelo, mais especificamente envolvendo a Sony. De acordo com o documento usado no processo judicial, é possível ver que as publishers estão tendo que pagar a Sony para utilizar o crossplay em certas ocasiões.
Isso porque um documento chamado “Cross-Platform Revenue Share”, revelado no tribunal, indica que os parceiros têm que pagar uma compensação à Sony quando o faturamento do jogo na PSN não é proporcional à quantidade de jogadores que utilizam o console para jogá-lo.
+ Sony anuncia parceria entre PlayStation e Discord
+ Com quase 8 milhões de unidades vendidas, PS5 supera PS4
+ Sony cria patente de inteligência artificial que aprende a jogar videogames como o jogador
Na tabela elaborada pela própria empresa como exemplo, é mostrado um caso em que o PS4 tem 95% do gameplay, mas está recebendo apenas 60% do faturamento gerado no jogo. Neste caso a publisher deve pagar uma compensação à empresa.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, confirmou que é assim que o sistema funciona e que isso acontece quando “alguém está jogando primariamente no PlayStation, mas faz um pagamento no iPhone. Isto pode desencadear uma compensação” à Sony.
A tecnologia crossplay só foi introduzida no PlayStation em 2019, tempos depois de suas concorrentes Nintendo e Microsoft já disponibilizarem a compatibilidade.