Preview: SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream

Novo jogo SAO
Imagem: Reprodução/Bandai Namco

Neste final de semana, os jogadores puderam experimentar SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream por meio de um beta aberto disponível em todas as plataformas nas quais o jogo será lançado. O NG Plus se juntou a Kiriko e sua turma para ter uma prévia do que se pode esperar do RPG produzido pela Bandai Namco.

O marketing de SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream foi direcionado para o fato de que o jogo permitirá que até 20 jogadores participem de atividades com chefes gigantescos e poderosos, algo inédito na franquia. Durante o beta aberto, todos tinham acesso a um breve tutorial, uma dungeon e dois embates com chefões. Embora tenha sido pouco, foi o suficiente para ter uma ideia do que está por vir.

Mais online do que nunca

É inegável que o trabalho em equipe é a premissa do jogo. Os vinte jogadores são divididos em cinco grupos de quatro jogadores cada. Inicialmente, existem seis classes de personagem: Lutador, Tanque, Ladino, Patrulheiro, Mago e Suporte.

No entanto, pelo menos durante esse breve teste, não foi possível identificar na prática o diferencial de cada classe. Por exemplo, uma composição sem Suporte ou Tanque conseguiu se sair bem em qualquer uma das atividades do beta. Talvez a versão final traga desafios mais elevados que façam os jogadores se preocuparem de fato com sua escolha de personagem.

Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

A versão de teste contou com nove personagens: Kiriko, Asuna, Agil, Argo, LLENN, Oberon, Sinon, Fukaziroh e Leafa. O gameplay variado com cada um deles é um ponto positivo a ser destacado. Enquanto Asuna oferecia muita mobilidade e poder de ataque, Leafa contava com uma habilidade de cura e a possibilidade de voar. Já ao controlar LLENN, achei divertido deixar a espada de lado e disparar com uma arma de fogo.

Essa variedade no gameplay torna o jogo mais divertido, sobretudo considerando que se trata de um RPG de ação, onde será necessário repetir inúmeras vezes a mesma atividade na busca por melhores recompensas.

E por falar em loot, minha maior preocupação em relação a SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream é exatamente essa: quão comprometida está a Bandai Namco em trazer atividades, recompensas e novos personagens. Afinal, é um jogo de serviço caro, pensado para ser jogado em grupos de 20 jogadores.

Simples demais

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que este texto avalia uma versão inacabada do jogo. Portanto, os defeitos relatados aqui podem ser resolvidos na versão comercial.

Algo com o qual os fãs de SAO já estão acostumados é a experiência com jogos que aparentemente não têm um grande orçamento e, por isso, os gráficos acabam ficando em último plano na prioridade dos desenvolvedores. É impossível não mencionar a sensação de jogar algo ultrapassado quando consideramos o visual. Não que Fractured Daydream seja um jogo feio, mas parece um título de PlayStation 3 — com um preço bem mais elevado, é claro.

Os cenários são simples, cheios de elementos repetidos, e um bug que pode fazer com que você deslize lentamente pela superfície ao descer de locais mais altos. Há muitas paredes invisíveis e poucos locais para explorar. Tudo bem que o jogo não seja um mundo aberto, mas para que ter um rio se não é possível nadar nele?

Além disso, outro bug bastante incômodo presente durante o beta faz com que a câmera do jogo impeça a visualização dos inimigos, especialmente ao usar o sistema de travar a mira.

Gameplay de SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

A inteligência artificial dos inimigos é bem limitada, e a sensação de abatê-los é como destruir papel. Os aliados controlados pela IA, que compõem o time quando o número de 20 jogadores não é atingido, são igualmente desprovidos de um mínimo de noção de jogo, o que pode comprometer bastante a experiência. Fica a torcida para que a versão final refine isso ou, ao menos, traga um desafio maior, com inimigos mais desafiadores nos níveis mais elevados, bem com aliados IA mais espertinhos.

Por fim, outro ponto que me preocupa muito é o sistema de loot do jogo. Estou jogando o beta há mais de 17 horas em busca de um item cosmético descrito como “pequena chance de cair”. Quão maçante será o farm dentro do jogo? Estarão se espelhando em jogos como The First Descendant?

SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream será lançado em 4 de outubro para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X e Series S e PC.

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